Inscrições para o Curso Técnico de Bombeiro Civil

O Centro de Educação Profissional Marcelo Déda Chagas, localizado na cidade de Carmópolis, abre nesta segunda-feira, 23, as inscrições para o curso técnico de Bombeiro Civil.

Estão sendo ofertadas 60 vagas, 30 das quais para o turno da manhã e 30 para o turno da tarde.

Podem se inscrever candidatos a partir dos 16 anos de idade, que já tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental maior (até o 9º ano). As inscrições prosseguem até o dia 26 de novembro. Os interessados devem comparecer ao Centro de Educação Profissional Marcelo Déda Chagas, munidos de original e cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, e no caso dos menores de 18 anos, CPF do responsável. As inscrições são feitas das 8h às 16h na secretaria da escola.

Do total das vagas disponibilizadas por turma, 20% estão destinadas aos alunos com deficiência, em conformidade com a Lei Complementar 33/1996. No ato da inscrição, o candidato com deficiência deverá procurar a comissão organizadora do processo seletivo, munido de laudo emitido por profissional legalmente habilitado, indicando a necessidade de atendimento especial.


Classificação

A classificação dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem de chegada do candidato ao local da inscrição e com a disponibilidade de vagas. Caso o número de inscrição seja maior que o número de vagas, a Unidade de Ensino avaliará a possibilidade de ofertar novas turmas, informando aos excedentes a data das possíveis novas matrículas dos classificados.

Resultado

O resultado da seleção será divulgado no dia 27 de novembro no sítio da Secretaria de Estado da Educação e na secretaria do Centro de Educação Profissional Marcelo Déda Chagas. As aulas terão início no dia 30 de novembro, e o curso terá uma carga horária de 210h com aulas de segunda a quarta-feira.


Lei da Aprendizagem

Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

No âmbito da Lei da Aprendizagem, Jovem aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz 2017

Cada empresa tem sua forma de inscrição. Clique aqui e digita o nome de sua cidade, ou empresa e veja vagas abertas próximo a você!