Senac 2017 - 600 Vagas no Programa Portal do Futuro



Uma das mais importantes iniciativas de Responsabilidade Social do Sistema Fecomércio RJ, o programa Portal do Futuro, do Senac RJ, está com inscrições abertas de 23 de janeiro a 24 de fevereiro.

São 600 vagas para o 1º semestre de 2017. O programa social é voltado para a inclusão de jovens entre 16 e 21 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social.

O programa pedagógico do Portal do Futuro vai além da capacitação profissional e promove o desenvolvimento de competências comportamentais - pessoais e profissionais -, buscando preparar os jovens para a primeira experiência no mercado de trabalho. Os alunos recebem noções de cidadania, aulas de inglês e capacitação em cursos nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria. Eles também participam de vivência profissional em uma empresa. Com isso, o Portal do Futuro contribui para a inserção e a permanência no mercado de trabalho.

Como participar do Programa Portal do Futuro, do Senac:

Para ingressar do Portal do Futuro é necessário ter entre 16 e 21 anos, média de renda familiar mensal de até dois salários mínimos (por cada membro da família) e cursar pelo menos o 1º ano do ensino médio. Para o processo seletivo, o candidato deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição (para maiores de 18 anos), comprovante de escolaridade e de residência (menores de 18 devem apresentar documentação do responsável). Faça sua inscrição pelo site www.rj.senac.br/portaldofuturo2017.

Portal do Futuro

O programa existe desde 2000 e já formou mais de 8 mil pessoas com o objetivo de transformar o participante tanto no convívio social quanto para a vida profissional. São sete meses de duração, e neste período os alunos recebem até 576 horas de aulas distribuídas em oficinas que compõem três projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional.

Ser Pessoa – atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro.

Ser Cidadão – os focos são os direitos, deveres e o papel dos indivíduos nas comunidades em que vivem.

Ser Profissional – Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem até 200 horas de capacitação profissional no curso escolhido nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de 60 horas de aulas de inglês. Por fim, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho e já pode ser encaminhado para oportunidades de emprego pelo Click Oportunidades, área do Senac RJ que conecta talentos ao mercado de trabalho.

Serviço:
Inscrições: de 23 de janeiro a 24 de fevereiro
Endereço eletrônico: www.rj.senac.br/portaldofuturo2017
Início das aulas: 27 de março
Locais e cursos:

Unidade Bonsucesso – Rua Dona Isabel, 700
- Auxiliar administrativo

Unidade Botafogo – Rua Bambina, 107
- Auxiliar administrativo

Unidade Campo Grande – Rua Barcelos Domingos, 58
- Auxiliar Administrativo
- Recepcionista em Meios de Hospedagem

Unidade Campos dos Goytacazes – Rua Cora de Alvarenga, 151
- Auxiliar de Operações em Logística

Unidade Riachuelo (Centro Politécnico) – Rua 24 de Maio, 543
- Auxiliar Administrativo

Unidade Duque de Caxias – Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 764
- Auxiliar Administrativo

Unidade Irajá – Rua Emiliano Felipe, 173
- Auxiliar Administrativo
- Auxiliar de Operações em Logística

Unidade Madureira – Rua Ewbanck da Câmara, 91
- Auxiliar Administrativo
- Auxiliar de Operações em Logística

Unidade Niterói – Rua Almirante Teffé, 680
- Auxiliar Administrativo

Unidade Nova Iguaçu - Rua Coronel Carlos Matos, 86 – Centro
- Auxiliar Administrativo

Unidade Petrópolis – Rua Alfredo Pachá, 26
- Auxiliar Administrativo

Posto Escola - Rua Av. Brasil n.º 6.355
- Auxiliar Administrativo
- Auxiliar de Operações em Logística

Unidade Resende – Rua Sarkis José Sarkis, 80
- Auxiliar Administrativo

Unidade Teresópolis – Rua Alice Quintela Maurici Regadas, 66
- Auxiliar Administrativo
- Recepcionista em Meios de Hospedagem



Lei da Aprendizagem

Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

No âmbito da Lei da Aprendizagem, Jovem aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz 2017

Cada empresa tem sua forma de inscrição. Clique aqui e digita o nome de sua cidade, ou empresa e veja vagas abertas próximo a você!