MedioTec vai qualificar 10 mil jovens do ensino médio em Todo o Brasil

Jovem Aprendiz 2017

Turismo vai qualificar 10 mil jovens do ensino médio. Serão ofertadas vagas em sete cursos nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para jovens de 18 estados.

Pela primeira vez no país, o turismo será contemplado com cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio para atender as necessidades do mercado de viagens. Com a inclusão do setor no MedioTec, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ministério do Turismo contará, ainda este ano, com 10 mil vagas para atender estudantes de escolas públicas brasileiras.

Serão abertas inscrições em 172 municípios de 18 estados que manifestaram interesse dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação, órgão parceiro responsável pela definição da política e do público do MedioTec. Todas as regiões brasileiras foram contempladas.

“Com este programa, o jovem sairá do ensino médio com uma profissão e terá condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho do turismo. É um grande avanço, pois é um caminho para resolver um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.


O MedioTec vai oferecer sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar) nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do ensino médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

“O MedioTec é uma proposta nova, diferenciada, sem precedentes no setor de turismo. Significa que daqui a três anos o país terá 10 mil técnicos de nível médio especializados em assuntos do turismo, formados em cursos com carga horária de 800 horas”, afirma a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

A definição da oferta levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa. Um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro.

A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação.

Sobre o Mediotec :

O Mediotec é uma espécie de extensão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e terá como objetivo a oferta de formação técnica e profissional em tempo integral para estudantes do ensino médio.

Segundo o ministro da Educação Mendonça Filho e o presidente Michel Temer, o programa pretende ofertar 82 mil vagas em todo o país. O MedioTec irá adiantar algumas das mudanças definidas através da Medida Provisória 746/2016, que visa a reforma do ensino no país. Essa formação é voltada exclusivamente para o jovem que está no ensino médio e é parte integrada do Pronatec 2017.

O estudante que participar do MedioTec terá certificação dupla: concluirá o nível médio e também o nível técnico.

buscar


Lei da Aprendizagem

Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

No âmbito da Lei da Aprendizagem, Jovem aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz 2017

Cada empresa tem sua forma de inscrição. Clique aqui e digita o nome de sua cidade, ou empresa e veja vagas abertas próximo a você!