JovemAprendiz.NET.br

Programa da Smac está com inscrições para Jovem Aprendiz

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria de Ação Comunitária (Smac), iniciou em 2014 os programas Jovem Aprendiz e Jovem Aprendiz Legal para inserção de jovens no mercado de trabalho e já conseguiu contemplar 25 estudantes até o mês de abril.

Os programas, que atendem estudantes de 14 a 24 anos – Aprendiz – ou até 29 anos – o Aprendiz Legal, são realizados em parceria com Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), ONG Ideais, Fundação Mudes, Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB, Rotary e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Para participar, o jovem deve procurar o CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) mais próximo de sua casa para se inscrever no treinamento. Somente após seis meses de participação nos Grupos de Convivência eles estarão aptos para inserção nos programas. Um pré-requisito para entrar no Jovem Aprendiz realizado em parceria com é estar matriculado na escola a partir do 7º do ensino fundamental.

De acordo com a coordenadora de Ações Socioeducativas do departamento de Proteção Básica da Smac, Roseli Bicudo Assunção, o contrato de trabalho desses jovens é regido pela CLT, sendo que eles não podem trabalhar nos finais de semana, feriados e nem fazer horas extras. Ela acrescenta que no caso do Jovem Aprendiz Legal, realizado em parceria com o CIEE, as vagas são para estágio e priorizam estudantes do ensino médio e curso superior. A equipe da Smac também é responsável por fazer contato com as empresas parceiras.

“Chamamos os representantes das empresas e explicamos que oferecemos mão de obra treinada para as vagas”, explicou Roseli, acrescentando que após firmar o convênio não encaminha o jovem diretamente para a empresa e sim para as entidades parceiras – Senac ou CIEE – para que elas façam o contato final. O Supermarket já é uma empresa parceira, representantes do Walmart estiveram em reunião com alguns jovens candidatos a vagas, e o JK-Bob’s, o Mc Donald’s e a Spoleto estão na mira do projeto.

Treinamento

O diferencial dos jovens encaminhados pela Smac é o treinamento. De acordo com Roseli, os 25 jovens já empregados em 2014, começaram os encontros nos CRAS em 2013. Os adolescentes recebem orientações sobre postura, vestuário, higiene, relacionamento e assiduidade a fim de propiciar e facilitar a entrada no mundo do trabalho. Além de noções de cidadania. As atividades são desenvolvidas em oficinas realizadas de segunda a sexta-feira, no turno contrário ao da escola. O programa ainda oferece ações na área social, oficinas culturais, esporte e lazer, direitos humanos, trabalhos sobre meio ambiente e saúde.

 

logo-smac

Foto: Internet

comments

Jovem Aprendiz.NET.br é um site destinado a divulgar Vagas e Inscrições do Programa Jovem Aprendiz no Brasil. O Processo de seleção é de responsabilidade das empresas. contato@jovemaprendiz.net.br

Top Desktop version